Pesquisa
Criação do Núcleo de Estudos de Matemática Pura e Aplicada (NEMPA) - Professor Wiliam Marques
Este projeto prevê a criação de um núcleo de estudos chamado Núcleo de Estudos de Matemática Pura e Aplicada (NEMPA) - Professor Wiliam Marques e tem como objetivo integrar professores, que atuam em diferentes campos, e desenvolver pesquisas nas áreas de matemática pura e aplicada, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Visa, ainda, garantir a formação de pesquisadores para atender as demandas do mercado de trabalho atual através da produção de matemática de qualidade.
Equipe: Adilson da Silva Nunes, Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (coordenadora), Cristiana Andrade Poffal, Catia Maria Machado, Mario Rocha Retamoso, Darci Luiz Savick, Fabíola Aiub Sperotto, Grasiela Martini, Igor Oliveira Monteiro, Juliana da Silva Ricardo Nunes, Raquel da Fontoura Nicolette, Ricardo Leite dos Santos e Ticiane Scivittez Elacoste.
Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional Multicritério Fuzzy a partir da Metodologia THOR
O projeto visa desenvolver uma ferramenta computacional de multicritério de apoio à decisão. A lógica Fuzzy, aliada aos métodos multicritério ganha cada vez mais espaço na esfera da Pesquisa Operacional e na tomada de decisão e será utilizada como aprimoramento da metodologia que deu origem ao THOR, a partir da identificação de necessidades, evolução e atualização do mesmo. Um estudo detalhado, sobre a metodologia utilizada no desenvolvimento do algoritmo THOR, sugere a inclusão da lógica Fuzzy, a partir de três etapas, fuzzificação, inferência Fuzzy e defuzzificação sendo capaz de ordenar e modelar a imprecisão de forma robusta.
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado (coordenadora), Ticiane Ticiane Schivittez Elacoste, André Andrade Longaray e Matheus Estanislau.
Estudo de modelos e métodos heurísticos para solução de problemas de congestionamento em sistemas de transporte
Segundo a UNCTAD (2013), o comércio via contêineres é o segmento de frete com maior crescimento nos últimos vinte anos, com um aumento médio anual de 8,2%, representando o modo preferido de transporte marítimo devido à grande economia de escala. A pesquisa visa modelar o processo de uma operação portuária como um problema de redes de filas com alocação de áreas de espera. Através do estudo de métodos heurísticos, desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão no processo de uma operação portuária, subsidiando o administrador quanto à melhor utilização dos recursos existentes.
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado (coordenadora), Antônio Sérgio Coelho, Elizangela Dias Pereira, André Andrade Longaray e Paulo Roberto da Silva Munhoz.
Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional: solução de problemas utilizando a linguagem Python e os ambientes Anaconda e Jupyter Notebook
Este projeto tem por objetivo investigar a formulação e propor métodos de solução para problemas em matemática aplicada, tendo como enfoque desde simples aplicações do Cálculo Diferencial e Integral como a obtenção do centro de massa e de gravidade de placas e a lei de resfriamento de Newton, até o estudo de modelos epidemiológicos, condução do calor e dispersão de poluentes/contaminantes. A ênfase da presente proposta é o desenvolvimento de algoritmos utilizando a linguagem Python, o ambiente Anaconda e o Jupyter Notebook. Esta proposta visa ainda a inclusão de alunos de graduação dos cursos de ciências exatas e engenharias nas atividades do projeto de pesquisa.
Equipe: Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (coordenadora) e Cristiana Andrade Poffal.
Alunos envolvidos: Luís Fernandes Saucedo Souza (bolsista), Leandro Oliveira (voluntário).
Métodos de Inversão Numérica para a Transformada de Laplace
Este projeto de pesquisa prevê o estudo e a análise de técnicas de inversão numérica para a Transformada de Laplace. Além disso, o desenvolvimento e implementação de algoritmos para ilustrar a aplicação destes métodos em problemas da área da matemática aplicada.
Equipe: Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (coordenadora), Elisandra Konflanz, João Francisco Prolo Filho, Murilo Paz e Renan de Almeida Schmidt.
Proposta de Modelo de Avaliação e Gestão do Desempenho Portuário
A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação e gestão do desempenho portuário brasileiro. Tomando por base os parâmetros de qualidade e performance do setor portuário, o modelo permitirá identificar o nível de atendimento de cada um dos critérios, individualmente, por porto e, comparativamente entre todos os 37 portos públicos brasileiros, possibilitando o ranqueamento dos mesmos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como estudo exploratório, tendo como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Como resultados, espera-se propiciar aos gestores governamentais do setor aquaviário um instrumento matemático robusto que permita identificar o desempenho de um indicador individualmente e o quanto esse afeta ou compromete o desempenho global de todo o modelo.
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado, André Andrade Longaray (coordenador), Paulo Roberto da Silva Munhoz, Ademar Dutra, Leonardo Ensslin e Sandra Rolim Ensslin.
Proposta de desenvolvimento de modelo logístico de armazenagem de containers em terminais portuários: um estudo de caso
Este trabalho tem por objetivo propor o desenvolvimento de um modelo logístico para armazenagem de conteineres em terminais portuários. Metodologicamente, no que se refere ao propósito do projeto, o mesmo se classifica como pesquisa aplicada. Quanto à abordagem de pesquisa, o mesmo pode ser enquadrado como um estudo de caso. No que tange a técnica de análise de dados, será predominantemente quantitativa, com emprego de técnica matemática de otimização. Como resultados esperados, pretende-se estabelecer um modelo logístico que proporcione maior eficiência de armazenagem de conteineres do terminal portuário objeto do estudo.
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado, André Andrade Longaray (coordenador) e Paulo Roberto da Silva Munhoz.
A linguagem de programação e o pensamento computacional: um novo ambiente para aprendizagem de conceitos de Cálculo Diferencial, Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear
O presente projeto tem por objetivo propor a aplicação de atividades que promovam o desenvolvimento do raciocínio lógico, formulação e solução de problemas dentro dos conceitos de Cálculo Diferencial, Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear. A ênfase da presente proposta é a resolução de problemas utilizando entre outros recursos o pensamento computacional e a linguagem de programação Python para o desenvolvimento de pseudocódigos e algoritmos como atividades propostas nas disciplinas citadas. Esta proposta visa ainda investigar de que forma novas metodologias podem auxiliar os estudantes a desenvolver habilidades e competências a fim de atingir o sucesso acadêmico e o futuro profissional.
Equipe: Fabíola Aiub Sperotto (cordenadora) e Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez.
Desenvolvimento
Proposta de Modelo de Avaliação e Gestão do Desempenho Portuário
A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um modelo de avaliação e gestão do desempenho portuário brasileiro. Tomando por base os parâmetros de qualidade e performance do setor portuário, o modelo permitirá identificar o nível de atendimento de cada um dos critérios, individualmente, por porto e, comparativamente entre todos os 37 portos públicos brasileiros, possibilitando o ranqueamento dos mesmos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como estudo exploratório, tendo como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C).
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado, André Andrade Longaray (coordenador), Paulo Roberto da Silva Munhoz, Ademar Dutra, Leonardo Ensslin e Sandra Rolim Ensslin.
Um estudo sobre a demanda e distribuição espacial do serviço de atendimento de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul: Estudo de caso no 3º CRB
O presente projeto tem por objetivo realizar o estudo sobre a demanda e distribuição espacial do serviço de atendimento de ocorrências prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul à população. Metodologicamente o projeto se constitui de pesquisa aplicada com proposição de planos, a partir de estudo de caso realizado em um de seus Comandos Regionais. Os instrumentos de intervenção a serem utilizados para o desenvolvimento do produto tecnológico serão baseados nas ferramentas matemáticas fundamentadas na Teoria dos Grafos e análise estatística multivariada.
Equipe: Catia Maria dos Santos Machado, Ana Maria Volkmer Azambuja, André Andrade Longaray (coordenador) e Paulo Roberto da Silva Munhoz.