Professor do NEMPA utiliza metodologias de ensino ativas e inovadoras em suas práticas educacionais na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear
O professor Mario Rocha Retamoso diariamente procura estimular seus alunos através do emprego de metodologias de ensino, que visam estimular a participação ativa de seus alunos em sala de aula.
Neste vídeo, os alunos "constroem" um Skate Park:
Esse trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Roger Felipe Barreto e Pedro Henrique de Moura Lara do curso de Engenharia de Automação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na disciplina 01280 - Geometria Analítica e Álgebra Linear - Turma G. O propósito do trabalho é usar os tópicos abordados na disciplina, referentes a curvas e superfícies em forma paramétrica, suas equações em coordenadas cartesianas e modelar objetos e cenários capturados por câmeras digitais. Os estudantes citados fizeram um excelente trabalho, modelando uma imaginária pista de skate. O vídeo procurou retratar a montagem da pista à medida que suas respectivas equações definidoras vão aparecendo nas margens da área de trabalho do GeoGebra.
Professora do grupo NEMPA FURG participa da atividade Ada Lovelace: 3a Jornada Latino-americana de Oficinas em STEM para meninas
Considerada por muitos como a primeira programadora da história, Ada Lovelace é a figura que motiva a realização da atividade Ada Lovelace: Jornadas Latino-americanas de Oficinas em STEM para meninas. Trata-se de oficinas para meninas de Ensino Básico com atividades lúdicas de resolução de problemas realizadas em vários países da América Latina com o objetivo de estimular as meninas a se interessarem por temas relacionados com a ciência e a tecnologia.
Com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (SBMAC), a 3ª Jornada Latino-americana de Oficinas em STEM para meninas foi realizada no dia 28 de setembro em diferentes localidades do Brasil, com mais de 30 universidades envolvidas no projeto. Em Rio Grande, a atividade ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama e contou com o suporte da escola e do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da FURG e a participação da professora Juliana Ricardo Nunes e de meninas do Ensino Fundamental da cidade, com idade entre 10 e 12 anos, dessa escola. O evento foi gratuito.
As atividades desenvolvidas abordaram temas relacionados com as áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e tiveram cunho lúdico, dinâmico e interativo. Além disso, as atividades ofereceram experiências práticas, inspiradoras e oportunidades educacionais com o objetivo de contribuir para a formação de futuras profissionais em campos historicamente dominados por homens.
Discente integrante do grupo NEMPA FURG apresenta trabalho na 9a SIIPE - Semana Integrada UFPel 2023
O trabalho intitulado "Cálculo do índice de Gini no Brasil utilizando a linguagem Python", desenvolvido pelos acadêmicos Luís Fernandes Saucedo Souza, do curso de Matemática Aplicada Bacharelado, e Leandro Andrade de Oliveira, do curso de Ciências Econômicas, foi apresentado na 9a SIIPE da UFPel, no XXXII Congresso de Iniciação Científica (CIC). A apresentação aconteceu no dia 23 de novembro de 2023. O trabalho foi orientado pelas professoras Bárbara Rodriguez e Cristiana Poffal, ambas integrantes do grupo NEMPA.
Trabalho de discentes integrantes do grupo NEMPA FURG foi destaque da 22a Mostra de Produção Universitária da FURG
O trabalho intitulado "Financiar, alugar ou economizar e pagar à vista um imóvel: um estudo de caso utilizando a linguagem Python", desenvolvido pelos acadêmicos Luís Fernandes Saucedo Souza, do curso de Matemática Aplicada Bacharelado, e Leandro Andrade de Oliveira, do curso de Ciências Econômicas, foi destaque da 22a Mostra de Produção Universitária (MPU), no Congresso de Iniciação Científica (CIC). A apresentação aconteceu no dia 26 de outubro de 2023, no turno da tarde, na sala 2101. O trabalho foi orientado pelas professoras Bárbara Rodriguez e Cristiana Poffal, ambas integrantes do grupo NEMPA.
A lista completa dos trabalhos pode ser acessada em:
https://mpu.furg.br/images/22aMPU/Destaques_da_22_Mostra_da_Produo_Universitria_1.pdf
Professora do grupo NEMPA FURG integra comitê temático da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)
No dia 19 de setembro, durante o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional 2023, realizado em Bonito - MS, a professora Juliana Ricardo Nunes, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), tomou posse como vice-diretora da nova gestão do comitê temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). A docente participa ativamente do comitê desde 2021, por meio de ações que discutem questões de gênero na matemática.
Entre os objetivos do comitê estão promover a visibilidade do trabalho feminino em matemática, contribuir para a divulgação de resultados das pesquisas realizadas por mulheres e promover a interação entre os diversos grupos de liderança feminina que realizam trabalhos relevantes de pesquisas e aplicações. A professora também integra o grupo de pesquisa NEMPA, os projetos de extensão Matemática e Estatísticas das Gurias - MaEs das Gurias e Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias - GECET.
A professora Juliana possui doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área de Equações Diferenciais Parciais.